casa

contactos

história

treinos

equipamento

campos

notícias

fotos

equipas

 

Regras Básicas
 
 
 
 

O Basebol é um jogo entre duas equipas de nove jogadores cada (mais os suplentes), as quais são orientadas por um treinador, jogado num campo limitado de acordo com regras próprias, sendo arbitrado por um ou mais árbitros. O objectivo de cada equipa é o de vencer o jogo, marcando mais pontos/corridas que a oponente. Não vamos aqui falar de todas as regras que regem esta modalidade mas sim dar umas noções sobre algumas das regras e situações básicas:

Um jogo é constituído por nove entradas (“innings”). Em cada entrada cada uma das equipes tem a possibilidade de atacar e de defender uma vez. A equipa visitante começa a atacar, trocando posições com a equipa da casa quando 3 dos seus jogadores forem eliminados, então passa a equipa da casa a atacar. Quando 3 elementos de cada equipa forem eliminados acaba então essa entrada iniciando-se de imediato uma nova entrada. A equipe que tiver marcado mais pontos/corridas no fim das 9 entradas que dura um jogo ganha.

Não existem empates, pelo que se ao fim das nove entradas as equipas tiverem o mesmo número de corridas marcadas deverão realizar outra(s) entrada(s) de modo a que ao fim de uma destas uma das equipas tenha mais pontos que a outra.

Num jogo de 9 entradas cada equipa poderá ver os seus jogadores a serem eliminados 27 vezes (quando um jogador é eliminado só poderá voltar a atacar/bater quando os restantes 8 membros da equipa já tiverem também batido). 

Uma equipa quando defende coloca estrategicamente os seus nove jogadores em campo. 














Por a bola em jogo:

· O batedor ocupa a sua posição na caixa de batimento (jogador da equipa atacante)
· O lançador (jogador da equipa que defende) deverá lançar a bola para o batedor , o qual decidirá se vai ou não tentar bater essa bola.
· O objectivo da equipa que está a atacar é fazer com que o seu batedor se torne num corredore fazer com que estes avancem no terreno, passando pelas 3 bases até chegarem à Casa Base sem ser eliminado. Quando isto acontece a equipa que está a atacar uma corrida.
· Quando 3 jogadores da equipa ofensiva são eliminados, essa equipa deixa de atacar e passa a defender 
· O objectivo da equipe que está a defender é o de evitar que os jogadores da equipe atacante marquem pontos/corridas, eliminando-os antes que estes consigam avançar até à casa Base. Ao fim de 3 eliminações trocam de posição passando então a atacar.


O batedor

· Cada jogador da equipa atacante deverá bater na ordem definida pela lista de batimento da sua equipa
· O primeiro batedor no início de cada entrada será aquele cujo nome apareça logo após o nome do último jogador a ter completado o seu batimento, na entrada anterior.
· O batedor não poderá abandonar a caixa de batimento quando o lançador se encontrar na posição de lançamento (set position).
· Um batedor completa o seu batimento quando é eliminado ou quando se torna num corredor.
· Caso o ataque termine antes do batedor ter completado o batimento (exemplo, um corredor é eliminado a tentar roubar) este jogador será o primeiro a bater na próxima vez que a sua equipa estiver a atacar.


Existem várias maneiras de eliminar um batedor, sendo as mais comuns:

 · Quando o batedor falhar pela 3ª vez a colocação em campo de uma bola lançada, por qualquer combinação de um dos seguinte motivos:
- tentar bater a bola e falhar (e o receptor apanhar a bola com a luva antes desta tocar no chão ou no árbitro):
- não tentar bater na bola lançada e esta passar na zona de strike (e o receptor apanhar a bola com a luva antes desta tocar no chão ou no árbitro):
- tentar bater a bola, falhar e esta bater-lhe no corpo
· Quando o batedor, que já tenha falhado o batimento por 2ªs vezes, tentar fazer um toque de bola e for considerado um batimento inválido.
· Quando o batedor bater uma bola válida mas não conseguir chegar à primeira base antes da bola que havia sido batida (jogada feita pela equipa que defende).
· Quando o batedor bater uma bola válida mas for apanhado entre bases.
· Quando o batedor bater uma bola válida mas a equipa que defende conseguir apanhar a bola antes desta tocar no chão.
· A terceira tentativa de batimento é falhada e o receptor não apanha a bola, mas a 1ª base está ocupada e há menos de 2as eliminações nessa entrada.
· For chamado um balão interior
· Passar de uma caixa de batimento para a outra (de batimento à direita para batimento à esquerda) enquanto o lançador está pronto para lançar.
· Interferir intencionalmente com o passe do receptor (catcher), fora da caixa de batimento,  quando este tenta fazer uma jogada (excepção feita se for eliminado um corredor nessa jogada)


Existem várias maneiras de eliminar um corredor, sendo as mais comuns:

 
· Quando o batedor bater uma bola válida e um corredor, obrigado a correr, não conseguir chegar à base de destino antes da bola (jogada pela equipe que defende)
· Quando uma bola batida tocar no corredor antes que um defesa lhe tenha tocado
· Quando um corredor for “apanhado” fora da base por um defesa que tenha a bola em seu poder (deverá tocar o atacante com a mão/luva que tem a bola). Esta regra não se aplica quando o batedor, que se tornou num corredor, acabou de chegar à 1ª base, tendo passado por cima da mesma, desde que não tenha tentado correr para a 2ª base.
O batedor torna-se num corredor, quando:
 
· bater uma bola válida e conseguir chegar à 1ª base antes que a equipa defensiva consiga fazer a bola chegar à 1ª base
· bater uma bola por cima da cerca/barreira de fundo - Home run (neste caso avançaria directamente para a casa base, passando por cima das restantes bases)
· o lançador fizer 4 bolas, ou seja, lançar 4 bolas fora da zona de strike, sem que o batedor lhes tente acertar (neste caso avança para a 1º base)
· o lançador acertar com a bola no batedor (fora da zona de strike) sem que este tenha tentado fazer o batimento
· o receptor interferir com a tentativa de batimento do atacante
· o receptor deixar cair a bola que seria o 3º “strike” e o batedor conseguir chegar a 1ª base antes da bola ou antes que um defesa em posse da bola lhe toque (contando que não está ninguém na base e há uma ou nenhuma eliminação).
· o lançador fizer um balk .


O atacante poderá avançar para as restantes bases quando: 

 
· sendo batedor, consegue bater a bola para longe, possibilitando-o correr até à base possível (desde que entretanto não seja eliminado)
· sendo batedor, bater uma bola por cima da cerca/barreira de fundo fazendo um home run. Neste caso avançaria directamente para a casa base, marcando uma corrida (assim como fariam ttodos os corredores que estivessem nas bases na altura do batimento.
· sendo corredor consegue alcançar outra(s) base(s) , quando o seu colega de equipe bate uma bola válida
· sendo corredor, rouba uma (ou mais) base(s)
· quando o batedor for “premiado” com a 1ª base (sem ter de bater) e houver um corredor que se encontre nesta (se por sua vez caso haja um corredor em segunda este avança para terceira e caso esta também esteja ocupada – quando a bases estão cheias – este último corredor marca um ponto/corrida)
· Um corredor é obrigado a correr (chegar a outra base) quando entre si e o batedor não houver nenhuma base livre (após o batedor colocar uma bola válida em jogo)


Bola viva Vs Bola Morta

 
· Caso uma bola passada atinja um treinador acidentalmente ou uma bola lançada ou passada toque num dos árbitros, a bola continua viva  (no entanto se o treinador interferir num lançamento, o corredor é eliminado).
· A bola torna-se morta e os corredores avançam uma base, ou retornam à base onde se encontravam sem perigo de serem eliminados, quando:
- Uma bola (lançada) toca no batedor ou na sua roupa, fora da zona de strike, sem que o batedor tente bater a bola. O batedor avança para 1ª base e os corredores, se forçados, avançam uma base.
- O árbitro da casa base interfere com o passe feito pelo receptor. Esta interferência deverá ser ignorada se o passe for  feito e eliminar o corredor. 
- For feito um balk. O batedor avança para a 1ª base, e os corredores avançam uma base, se forçados
- A bola seja batida fora da zona de jogo, corredores voltam às bases
- For feito um batimento inválido e a equipa que defende não conseguir apanhar a bola antes de esta tocar no chão. Os corredores regressam ás bases, tendo de tocar nas mesmas.
- Se uma bola válida  tocar num corredor ou num árbitro antes de ter tocado num jogador da equipe defensiva (se tocar no corredor, este é eliminado). Esta regra não é aplicada se a bola já tiver passado por um defesa do campo interior e mais nenhum defesa do campo interior conseguisse apanhar a mesma.
- Uma bola lançada ficar presa na mascara do árbitro ou do receptor, mantendo-se fora de jogo. Os corredores avançarão uma casa. Em caso de ser a 3ª strike ou a 4ª bola o batedor avança para a 1ª base.
- Um lançamento acerta num corredor que tenta marcar. O corredor fica salvo


Os Jogadores da defesa 
 

· Primeira Base (first base) 
 
- Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direcção (bolas baixas) e por apanhar passes feitos pelos seus companheiros de modo a eliminar os atacantes que se dirijam à 1ª base (normalmente o batedor)- Poderá ser destro ou canhoto 
- Requer pouca corrida e passe. Requer alguma destreza em apanhar todo o tipo de bolas passadas pelos companheiros. Posição ocupada normalmente por jogadores mais velhos, ou mais pesados.
- Um jogador grande nesta posição facilita o passe dos companheiros, impondo ao mesmo tempo respeito aos batedores que tentam chegar a esta base.
· Segunda Base (second base) 
- Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direcção (bolas entre 1ª e 2ª bases) ou por cobrir a 2ª base quando as bolas são batidas entre a 2ª e a 3ª base.
- Responsável por defender a 1ª base quando há um toque de bola nessa direcção ou quando o 1ª base vai atrás de uma bola batida (esta função deverá ser combinada com o lançador)
- Preferencialmente destro pois mais facilmente consegue fazer o passe para 1ª quando apanha a bola batida ou após receber a bola de um colega (numa jogada dupla).
- Não precisa de ter o braço mais potente uma vez que se encontra junto da 1ª base
· ShortStop 
- Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direcção (bolas entre 2ª e 3ª bases) ou por cobrir a 2ª base quando as bolas são batidas entre a 1ª e a 2ª base.
- Normalmente o melhor jogador do campo interior pois a maioria das bolas rasteiras são batidas para a sua área.
- Normalmente com o braço mais potente pois frequentemente tem de colocar a bola na 1ª base estando no ponto mais distante em relação à mesma.
- Preferencialmente destro pois mais facilmente consegue fazer o passe para 1ª quando apanha uma bola batida 


· Terceira Base (third base) 

- Responsável por apanhar as bolas batidas na sua direcção (bolas baixas) e por defender a 3ª base
- Deverá estar constantemente alerta pois muitas das bolas são batidas na sua direcção de forma ríspida (por isso esta posição é alcunhada de “canto quente”) 


· Defesa Exterior Esquerdo (left fielder) 

- Normalmente o jogador com o braço mais fraco, uma vez que a distância dos seus passes não é tão grande como a dos seus colegas de campo (isto num campo com medidas oficiais, uma vez que em Portugal, face ao tamanho dos campos o campo direito é normalmente mais curto que o central e que o esquerdo)
- Raramente terá de fazer o passe para casa (mesmo quando necessário deverá utilizar o corte)


· Defesa Exterior Central (central fielder)

- Normalmente o mais veloz, uma vez que é aquele que tem de cobrir a maior área de terreno
- Normalmente o mais técnico dos jogadores de campo, uma vez que é aquele que participa no maior número de jogadas.


· Defesa Exterior Direito (right fielder) 

- Normalmente o jogador de campo com o braço mais poderoso, pois deverá ser capaz de fazer os lançamento para 3ª quando necessário.
- Por outro lado é dos jogadores defensivos aquele que normalmente tem uma participação menos activa, uma vez que um menor número de bolas são batidas na sua direcção


· Lançador (pitcher) 

- Inicia a acção de cada jogada lançando a bola sobre a casa base onde o batedor estará preparado para bater
- Precisa de ter um lançamento potente 
- Precisa de ter controlo no lançamento e ser consistente nos lançamentos efectuados
- Convém ter mais que um tipo de lançamento
- Responsável por cobrir a 1ª base quando a bolas rasteiras são batidas nessa direcção 8deverá combinar esta função com o 2ª base


· Receptor (catcher) 

- Utiliza uma mascara, capacete, caneleiras, peitilho e outro equipamento de segurança, jogando de cócoras por de trás da casa base (e do batedor)
- Recebe as bolas lançadas pelo lançador que o batedor não consegue bater
- Deverá ter um braço potente para conseguir eliminar os corredores que tentem roubar bases
- Deverá ser duro e resistente, uma vez que na sua posição há jogadas que poderão ser mais violentas, e é frequentemente atingido por bolas vindas do lançador ou de ressaltos dos tacos 
- Informa o lançador sobre o tipo de lançamento que deverá ser feito, de acordo com o batedor em causa
- É por vezes aquele que organiza a equipa

 

Glossário 

Anotador(a) - Pessoa(as) que regista tudo o que acontece durante o jogo. Esta informação é depois utilizada na elaboração das estatísticas das equipas e dos jogadores. 

Apanhada (“fly out”)– qualquer bola que seja apanhada (por um defesa de campo) antes de tocar no chão (base, árbitro ou atacante)

Balão ("fly ball") - bola batida em balão, que sobe muito

Balão interior(Infield fly) –  será gritado pelo árbitro a uma bola batida em balão que irá cair no campo interior. Tal só acontece quando houver um corredor na 1ª base quando a bola á batida e houver menos de 2as eliminações, sendo o batedor automaticamente eliminado.

Balk – Movimento ilegal cometido pelo Lançador

Banco – (Dogout) Lugar reservado aos jogadores e técnicos das equipas nos momentos em que não estão em jogo. 

Base - um dos quatro pontos que devem ser tocados, por ordem, pelo corredor para marcar pontos.

Base por Bolas – Quando a 1ª base è atribuída ao batedor após 4 lançamentos fora da zona de strike (ou seja 4 bolas)

Batedor ("batter") - primeira função do jogador atacante quando chega a sua vez de bater a bola.. Após o batimento, o jogador larga o taco e torna-se corredor.

  
Batimento inválido ("foul-ball") - batimento irregular, para foradas linhas laterais do campo. Determina paragem do jogo (bola morta) e soma uma tentativa para o batedor.

Bola ("ball") - vantagem do batedor em relação ao lançador. Pode ser devido ao lançamento por parte do lançador, para fora do quadrado imaginário, sem que o batedor efectue qualquer movimento.

Bola Morta – quando a bola não está em jogo

Bola Válida (fair ball)– batimento que fica em terreno válido 

Bola Viva – quando a bola está em jogo

Campo Exterior (outfield) - zona do campo onde não existem bases (a zona mais afastada da Casa Base 

Campo Interior (infield) zona do campo abrangida pelas bases 

Corredor (runner) – jogador da equipe atacante quando deixa de ser batedor (desde que não seja eliminado)

Defesa – qualquer jogador da equipa que defende

Defesa Exterior (outfielder)– defesa do campo exterior

Defesa Interior (infielder)– defesa do campo interior
 

  


Eliminação ("out") – quando um atacante é eliminado pela equipa que defende. 3 eliminações implica que a equipa que atacava passa a defender e vice versa .

Entrada ("inning") – conjunto de 1 ataque e 1ª defesa por parte de cada uma das equipas (um jogo é constituído por nove entradas)

"Home-run" - batimento legal para além dos limites e vedações do campo de jogo (no corredor limitado pelas linhas que partem de casa e passam pela 1ª e 3ª base) que permite ao batedor dar uma volta completa, marcando assim um ponto, e que todos os corredores que estejam em base marquem ponto, sem que a defesa possa fazer algo para o evitar.

Início da Entrada (top of the inning) – quando a equipa visitante vai atacar (inicio de cada entrada)

Interferência – (interference) quando um jogador ou técnico (atacante ou defesa) ou árbitro interfere (propositadamente ou acidentalmente) com uma jogada, não permitindo que o jogador ou jogadores da outra equipa consigam efectuar uma jogada.

Jogada Dupla (double play) – quando numa jogada são eliminados 2 jogadores de uma equipa

Jogada Forçada – jogada na qual o corredor perde direito à base onde se encontra uma vez que o batedor se torna corredor e entre estes não ouver nenhuma base vazia.

Lançador ("pitcher") - defesa que efectua o lançamento do centro do terreno para o receptor. O seu objectivo é lançar a bola de modo a evitar o batimento do batedor, mas tem de enviar a bola para um quadrado imaginário que se situa entre os joelhos e as axilas do batedor (zona de "strike").

  
Lançamento – bola enviada pelo lançador para o receptor no início de cada jogada.

Obrigado a correr - Quando o batedor se torna um corredor, se estiver um corredor na 1ª base este é obrigado a consquitar a base seguinte de modo a deixar a 1ª base disponível para o batedor. Se houver um corredor na 2ª base esse terá de correr para a 3ª, e se houver um corredor na 3ª este será obrigado a avançar para casa. Um corredor que esteja numa base é obrigado a correr sempre qu a bola for posta em jogo e entre ele e o batedor não houver uma base livre.

Ponto/corrida (run) – quando um atacante chega a Casa Base sem ser eliminado. No fim do jogo, a equipa com maior número ganha.

Quebrar a Luva – Acto de moldar a luva à mão do utilizador, quando esta é nova tornando-a mais macia, confortável, pronta para jogar (como escolher/tratar a luva)

Receptor ("catcher") - defende a Casa Base e comanda grande parte das operações da sua defesa.

Roubar – quando um corredor consegue alcançar outra base sem que tenha havido um batimento e sem ser eliminado

Salvo (safe)  - quando um jogador chega a uma base sem ser eliminado.

"Strike" - vantagem do lançador em relação ao batedor. Dá-se quando o batedor efectua o movimento com o taco ("swing") e não acerta na bola. Não fazendo qualquer movimento com o taco mas a bola toca a bola válida. Quando o batedor bate uma bola inválida e tem menos de 2 strikes. È feito um toque de bola inválido. O lançamento atinge o batedor quando este tenta bater. O lançamento atinge o batedor dentro da zona de strik. Este acto é prenunciado pelo árbitro ou através de um gesto com o braço.

"Strike-out" - eliminação directa do batedor por tentativas de batimento falhadas. Cada batedor tem três tentativas. 

Terreno Inválido – parte do terreno de jogo fora das linhas de validação

Terreno Válido – parte do terreno de jogo dentro das linhas de validação

Topo da Entrada (bottom of the inning) – quando a equipa da casa vai atacar (fim de cada entrada)

Toque de bola (bunt) – bola intencionalmente batida sem força, que rola suavemente dentro do campo interior (a posição do batedor muda significativamente antes de ser feito o contacto com a bola.

Walk – quando o batedor avança para a 1ª base após o lançador lançar 4 bolas fora da zona de strik, 

Zona de Strike – espaço imaginário sobre a casa base compreendido entre as axilas e a parte superior dos joelhos do batedor.


 

Regras

Casa - Contactos - História - Treinos - Equipamento - Campos - Notícias - Fotos - Equipas